4 de julho de 2013

Top 20 Álbuns dos anos 90 - Parte 1 (20º ao 11º)

Dia desses estava relembrando alguns álbuns clássicos e vi em alguns sites que a maioria desses álbuns eram dos anos 60 e 70, basicamente. Vi também que nos comentários desses mesmos sites, haviam muitos saudosistas dessa época. O mais curioso é que muitos que elogiavam a música dessas décadas, aparentemente, nem eram nascidos nessa época. Inclusive eu, nascido nos anos 90. E, coincidentemente, a década menos lembrada era a dos anos 90. Mas será que os anos 90 foram tão 'pobres' assim em álbuns clássicos? Talvez em comparação com os anos 60 e 70 sim, mas a minha intenção com esse post é provar que a década de 90 também foi capaz de proporcionar grandes álbuns. Então resolvi criar um 'TOP 20 dos melhores álbuns dos anos 90'. Primeiro pensei em um Top 10, mas muito álbum bom ficou de fora, comprovando que os anos 90 foram aproveitáveis musicalmente. Só lembrando que são os melhores álbuns na minha opinião. Certamente algum grande álbum ficará de fora da lista, por isso comentem quais álbuns vocês acham que deveriam entrar nessa lista. Vamos lá!


20º - The Slim Shady LP - Eminem (1999)


Começando, temos o álbum que provavelmente deve ser o mais polêmico da lista. Repleto de apologias a tudo de errado, aqui temos a representação daquela que provavelmente seja a personalidade mais insana do mundo musical: Slim Shady. Mas analisando mais seriamente esse álbum, se é que é possível, vemos o Eminem rimar juntamente com sua outra personalidade (Slim Shady) sobre seus problemas pessoais, suas neuras e tristezas. E tudo com muito sarcasmo. A tradução desse álbum se resume a duas palavras: cômico e insano.

Faixas de destaque: My Name Is / Role Model


19º - Purple - Stone Temple Pilots (1994)


Purple foi lançado já no final da era grunge. Kurt Cobain, o guru do estilo, havia morrido a dois meses. Bandas como Soundgarden, Alice in Chains e Pearl Jam sentiram o impacto e quase ruíram. Mas mesmo assim, o Stone Temple Pilots ousou e lançou o álbum que melhor caracteriza a banda. É um dos álbuns mais diversificados do grunge, apesar de na época alguns críticos torcerem o nariz para o mesmo. Mas, sinceramente, alguém aí dá tanta bola assim para os críticos? Eu não.

Faixas de destaque: Big Empty / Silvergun Superman


18º - Doggstyle - Snoop Dogg (1993)


É bem certo que hoje o rapper Snoop Dogg é lembrado apenas pelas músicas que fez com Katy Perry, Miley Cyrus e outros desses artistas pops de hoje. Mas sim, Snoop Dogg já foi digno de fazer grandes álbuns quando ainda era um rapper de verdade, bem diferente de hoje. Doggstyle foi seu álbum de estreia e nele vimos a popularidade do G-Funk a todo vapor. É um álbum totalmente feito nos moldes de outro clássico do gênero, o The Chronic, de Dr. Dre, no qual Snoop deu sua carta de entrada no mundo da música. Bem verdade que o provável envolvimento do rapper em um caso de homicídio como cúmplice, ajudou a alavancar o sucesso do álbum, mas é inegável que independente disso, o álbum merece todo o reconhecimento.

Faixas de destaque: Gin and JuiceWho Am I?


17º - Dangerous - Michael Jackson (1991)


O último álbum de relevância do rei do pop, Dangerous foi arquitetado para ser o novo Thriller do astro. Falhou. Mas nem por isso podemos dizer que Dangerous ficou devendo, pelo contrário, aqui temos clássicos como: 'Black or White' (single mais bem sucedido da década); 'Jam', com seu fantástico clipe com os dois MJs (Jackson & Jordan); dentre outros. Nem preciso falar que os clipes custaram uma fortuna, basta olhar os seus convidados: Eddie Murphy, Michael Jordan, Magic Johnson, Macaulay Culkin e Naomi Campbell.

Faixas de destaque: Black or White / Jam


16º - Creepin on ah Come Up - Bone Thugs-N-Harmony (1994)


Donos de um estilo único no cenário musical, o Bone Thugs conquistou através desse EP o reconhecimento necessário para se tornar um supergrupo do rap. Composto por cinco amigos de Cleveland (muitos deles parentes), o grupo tem um fato curioso na sua história: quando ainda não eram famosos, eles ficaram sabendo que o rapper Eazy-E, já consagrado no gênero, foi fazer um show em Los Angeles. Eles prontamente foram até seu encontro atrás de um contato com o rapper, para que ele ouvisse algumas das suas demos. Não conseguiram. Logo depois, Eazy-E foi fazer shows em Cleveland e o Bone Thugs tentou outro contato. O resultado: Eazy-E se encantou tanto com eles, que fez questão de participar do EP do grupo. Enfim um mentor. Enfim sucesso.



15º - Metallica - Metallica (1991)


Popularmente conhecido como "Black Album", o álbum foi duramente criticado por alguns dos fãs mais fanáticos da banda, tendo em vista que o Metallica havia mudado aquele som que tanto o caracterizava, o trash metal com seus riffs acelerados e raivosos, além do vocal gutural. Isso só denota o quão importante é ter uma mente mais ampla para novas experiências. O Black Album apresenta um Metallica mais maduro musicalmente e, sem dúvida, alavancou ainda mais o status da banda.

Faixas de destaque: Enter Sandman / The Unforgiven



14º - Post - Björk (1995)


Um dos álbuns mais influentes da década, eu gosto de classificá-lo como um eletrônico experimental, que alterna deliciosamente entre o trip-hop e o dance. É impossível ouvir o álbum e não se apaixonar pela interpretação dessa islandesa. Chega a ser algo etéreo, puro, ao mesmo tempo que se apresenta de forma surreal. É uma experiência vanguardista e inesquecível. É uma viagem.

Faixas de destaque: Army of Me / Isobel



13º - Illmatic - Nas (1994)


Considerado por muitos como o álbum mais importante da década, nele podemos ver um garoto de apenas 20 anos fazer milagre com suas rimas multissilábicas. É uma obra-prima, ou melhor, um grafite, pra fazer jus ao estilo, digno de grandes exposições. O mais curioso do álbum é que, diferentemente dos outros rappers, Nas inteligentemente viu que ser o narrador de suas músicas era uma tática sábia. Foi o que ele fez: descarregou toda sua vida nas faixas, com belas letras e rimas bem elaboradas.

Faixas de destaque: NY State of Mind / One Time 4 Your Mind


12º - Enter the Wu-Tang (36 Chambers) - Wu-Tang Clan (1993)


O Wu-Tang Clan é um dos grupos mais originais e criativos do rap. E a prova está no álbum de estúdio de estreia deles. Nele temos 9 rappers claramente influenciados por filmes de artes marciais (vide nome do grupo). Lançado em uma época em que os rappers da costa oeste americana (Dr. Dre e Snoop Dogg, principalmente) estavam dominando o cenário com sua levada G-Funk, o Wu-Tang pôs novamente a costa leste no mapa. O álbum tratava principalmente sobre a vida no gueto e a perspectiva do jovem suburbano, sob um ponto de vista reflexivo. É a dita filosofia das ruas. A produção por parte de RZA, um dos membros, também é algo a se destacar, com bases intimadoras e envolventes. Inteligente. Emblemático.

Faixas de destaque: C.R.E.A.M. / Can It Be All So Simple


11º - The Don Killuminati: The 7 Day Theory - 2Pac (1996)


Este foi o 5º e último álbum de 2Pac, finalizado antes da sua morte (o primeiro de muitos póstumos). Infelizmente 2Pac não sobreviveu a tempo de ver seu álbum ser lançado. O rapper que vinha vendendo mais discos do que água, devido ao seu polêmico estilo de vida, teria ficado surpreso ao ver a quantidade de teorias da conspiração que surgiram com o lançamento deste álbum. Deste sobre os autores da sua morte (2Pac foi assassinado e até hoje não se sabe quem foram seus assassinos), até supostas teorias de que 2Pac teria forjado sua própria morte. A começar pela sua nova alcunha, 'Makaveli', em referência ao italiano Machiavelli, autor do livro 'O Princípe'. Parafraseando-o melhor, Machiavelli dizia que era necessário forjar sua própria morte para poder voltar triunfante sobre seus inimigos. E como 2Pac alfinetou seus inimigos nos seus últimos álbuns, nesse não seria diferente.

Faixas de destaque: Hail Mary / Hold Ya Head





















E então, concordam com a lista? Quem vocês acham que ainda está faltando nesta lista? Não se esquecendo, é claro, que essa é apenas a primeira parte. Em breve será postada a segunda (e última) parte do meu 'Top 20 melhores álbuns dos anos 90'. Até lá.

------------------------

* Parte 2 (10º ao 1º)


Um comentário:

  1. Melhor esperar a segunda parte para se aventurar em críticas ou "faltou esse"... De fato o Black do Metallica é formidável. E do Dangerous, minha favorita é Remember the time (nem um pouco influenciada pelo Magic Johnson)

    ResponderExcluir